Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Professores do SOME debatem maioridade penal na comunidade de S. Sebastião (Bujaru)







Aconteceu ontem, 25/09/2015, na Escola São Sebastião- Bujaru- Pa. Debate sobre a Redução da maioridade Penal que contou com a participação dos alunos da escola e da comunidade em geral. O evento foi coordenado pelo professor Valdivino Cunha, da disciplina Sociologia e contou também com as participações dos professores José Ribamar Oliveira (História), Valdecir Silva (Filosofia) e Lásaro Sebastião (AVC). O debate, como não poderia deixar de ser, foi bastante polêmico e controverso, porém, foi assegurada a livre manifestação de cada um, seja contra o a favor da redução da maioridade penal.








Foram escolhidos e orientados quatro alunos, sendo três a favor da redução da maioridade penal e um contra. Eles tiveram a incumbência de pesquisarem argumentos de especialistas no assunto e assim fundamentarem suas defesas.





A didática se deu da seguinte forma: Esclarecimento sobre o assunto por parte do Professor Valdivino, vídeos formativos, exposições orais por parte dos alunos para fazerem suas respectivas defesas e apresentarem seus argumentos. Depois das exposições foi aberta a comunidade para dirimir dúvidas e manifestação de opiniões. Foi mostrado também como votaram os deputados federais paraenses a respeito do assunto.






Antes do início do debate, foi feito um enquete de opinião e mais de 80% dos participantes, manifestaram-se a favor da redução da maioridade penal, que reflete de maneiras muito próxima, a opinião da população brasileira como um todo.





Não houve consenso nas opiniões sobre a redução da maioridade penal, como era de se esperar, mas, houve sim, consenso de que uma das medidas que reduziria consideravelmente a delinquência infantil seria maciço investimento em educação.









Durante as intervenções da comunidade foi enfatizado a aplicação de mais verbas e qualidade na educação. Entre os que interviram, foram o comerciante Jonas Vilhena, o servidor público Cristiano Oliveira e a Diretora da Escola Margarete Oliveira Silva.





































Texto: Professor Valdivino Cunha da Silva
Imagens: Blog do Riba

Nenhum comentário:

Postar um comentário