Vejam as lâminas do conteúdo da
apresentação efetuada pelo coordenador estadual do Sistema de Organização Modular
de Ensino - SOME, Luiz André Malato, na tarde de ontem, 03/11, durante a reunião
conjunta entre Sintepp e Seduc para tratar do SOME.
Apresentação
O Sistema de Organização Modular
de Ensino - SOME compreende uma ação institucional de garantia de oferta do
Ensino Médio enquanto estratégia "extemporânea" (começo, meio e fim),
prevista inicialmente para o período de 05 (cinco) anos, (implementada em
1980); da Política de Universalização e Expansão de Oferta do Ensino Médio,
atendendo a clientela em área de difícil acesso, mantendo-se na Rede Estadual
pelo período de 36 anos. O SOME encontra-se atualmente em 18 UREs, referentes a
98 (noventa e oito) municípios, estando presente em aproximadamente 465
localidades, atendendo um contingente de 1.917 alunos (Ensino
Fundamental/Residual/Municipio de Abaetetuba) e 32.196 alunos do Ensino Médio
regularmente matriculados o 1, 2 e 3 anos respectivamente.
O SOME não constitui modalidade
de ensino; porém reitera a necessidade de garantia e expansão da oferta do
Ensino Médio, considerando o que prescreve a legislação em vigor (LDB n .384.6)
quanto a oferta da Educação Básica em séries anuais, ciclos e módulos.
Atualização do Fluxo de Lotação
Situacional: Expressivo
quantitativo de "turmas de reposição" em relação a demanda de pessoal
SOME/SOMEI (1.117 servidores).
Contexto: Necessidade de correção
do fluxo de carga horária no código atividade 1001 (efetiva regência) com
possibilidade de correção para 24 horas em 2017.
Demanda Vigente: Correção do
fluxo de manutenção permanente no Código Atividade 1127 (procedida desde 2012)
e reordenação da mobilidade em circuitos SOME em consonância com a legislação
pertinente em vigor.
Oferta do SOME 2017
Situacional: Contenção de fluxos
de ofertas em geral do primeiro ano do Ensino Médio, com garantia de
atendimento, manutenção e funcionamento das turmas de segundo e terceiro anos
respectivamente.
Contexto: Possibilidade de oferta
regular para o primeiro, ano conversões SOME e nucleamentos de oferta regular.
Demanda vigente: Prioridade as
demandas de expansão, manutenção e desenvolvimento do Ensino Médio Regular,
respeitando-se às peculiaridades das referidas demandas, especialmente ao que
se refere ao SOMEI (tratando-se de áreas de "dificílimo" acesso).
Conversão do SOME para o Regular
Situacional Conversões do SOME
para o Regular (27 conversões concluídas), 21 conversões em andamento,
atendendo especificamente solicitação das comunidades, bem como de Prefeituras
parceiras.
Contexto: Dificuldades para
manutenção do "transporte escolar" e manutenção da exclusividade da
residência do professor SOME, bem como de outros "queixumes"
especialmente quanto ao "TQQ".
Demandas vigentes: Em fase de
expansão galopante com preocupação de evitar a conversão no período letivo e
possibilitar o atendimento do transporte do aluno, com proposta de "nucleamentos"
de atendimento da oferta Regular.
Oferta de "Parceria
Institucional"
Situacional: Prefeituras propõem
a manutenção da parceria institucional para o fortalecimento do Ensino Regular,
com solicitação de demanda de contratação de pessoal de mão de obra local
especializada e desobrigação da exclusividade de manutenção da residência do
professor SOME.
Contexto: Possibilidade de
reordenamento da oferta de espaços para funcionamento de turmas do SOME
exclusivamente em "locus" apropriado (Escolas Municipais)
garantindo-se também contra partida de atividades de apoio e manutenção do
prédio escolar.
Demanda vigente: Expectativa dos
gestores eleitos no último pleito, quanto a possibilidade pronunciada e
oportunamentos de convênios formalizados e publicados.
Novo Ensino Médio
Situacional: Impactos decorrentes
de implementação da "Reforma do Ensino Médio" em andamento.
Contexto: Necessidade de
redimensionamento da "matriz curricular do Ensino Médio" adequada
ainda a Proposta da Educação do Campo.
Demanda Vigente: Criação de Grupo
de Trabalho Institucional para discussão e desenho da proposta.
Expansão do Ensino Médio Regular
Situacional: Estudo de expansão
da oferta do Ensino Médio Regular sinalizando a possibilidade de ampliação da
rede escolar e adoção de parcerias institucionais com Prefeituras.
Contexto: Interfaces econômicas
da "crise econômica, bem como, dos desdobramentos da PEC 241 e PEC 55, que
sinalizam o "cuidado" com oferta e manutenção do Ensino Médio pelos
próximos 20 anos.
Demanda Vigente: Pesquisa
"in loco" , junto as UREs para verificação da possibilidade de
reconfiguração da oferta regular e mapeamento dos egressos populacionais e
"nucleamentos" de atendimento; considerando-se ainda que, a oferta
SOME (de acordo com a legislação vigente) somente se faz oportuna em situações
em que comprovadamente não seja possível a oferta do Ensino Regular.
Continuidade de Oferta do Mundiar
Situacional: Egressos ainda
consideráveis de população em distorção idade serie.
Contexto: Oferta de MUNDIAR em
situações comprovadamente de demanda expressiva que justifiquem a oferta da
correção distorção idade série.
Demanda vigente: Pesquisa
"in loco" junto as UREs para verificação ds demandas populacionais em
distorção idade série."
Para a colega Rose Baia o termino
do SOME é uma pena que muitos colegas ainda não perceberam a importância desse
momento, pois o some que brilhou durante anos em muitas comunidades desse Pará
vai se acabar dessa forma, enterrando sonhos de 34.000 alunos e de 1117
professores e de muitos pais que ainda viam no ensino modular uma chance de
seus filhos chegarem a um futuro melhor. Mas como para os governos educação não
é investimentos, sinto muito por esse cenário. Vamos à luta colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário