Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O presidente e o palhaço ou vice versa...

 

                      *Valdir Ribeiro


            Não se sabe quem é que chega primeiro, se é o mandante ou o brincante. Quando chega um, o outro ainda está pelo caminho. Se o um se atrapalha o outro pisa de mansinho, seguindo aqui, parando acolá, lá se vão os dois, sem regras, pelo ampliado caminho.

            Assim, segue nossa vida, assim segue, a vida do povo, esperando o sorriso de um, esperando atitude do outro.

            Nesta confusão de imagens, ninguém sabe quem brinca. Se ele da um salto, o outro já tira a camisa, se o palhaço corre, o presidente veste a roupa. Se este apressa o passo, aquele sempre se esquiva.

            Lá se vão os dois sujeitos atrapalhados, brincando com a vida do povo. Tirando sarro de um, zoando com a vida do outro, mexendo com quem passa do lado. Sorrindo daqui para acolá, pisando em quem já está sendo pisado.

            O palhaço avisa:

            - Tomem cuidado!

            O presidente diz:

            - Não liguem para esse coitado!

            E vão seguindo caminho, falando besteiras hoje, dizendo bobagens amanhã e o tempo vai passando. O palhaço e o presidente comandando a multidão, ninguém entende bem, quais dos dois tem a razão. Um está enciumado porque o outro está bem, sendo aplaudido sem nada ter feito, apenas por estar sorrindo para quem de seu lado passa.

            O tempo fica nublado, o espaço, esfumaçado, aí o palhaço avisa:

            - O circo está queimando.

            - O presidente fala:

            Deixa de bobagem, é apenas um estilhaço.

            O palhaço dá um salto junto com o ´presidente, aí ninguém se segura é riso certo, os dois se abraçam sem distinção, o palhaço e o presidente sorrindo de toda gente, zombando de toda nação que pensava em ter razão escolhendo um deputado presidente, ou senão, um presidente palhaço.

            Quando um fala sério, ninguém percebe, pois o engano está virando um mistério.

            - Quem será o presidente?

            - Quem será aquele palhaço?

            A confusão está formada, diante dos dois sujeitos, agora, todos querem saber se os dois foram eleitos, pois um não sabe de nada, o outro... do mesmo jeito.

            E vão seguindo a viagem, percorrendo pelos caminhos, pedindo ajuda ao governo, logo depois ao prefeito para saber quem de fato é ocupante de direito, se o palhaço é o presidente ou este é aquele sujeito.

                                                                                             

* Dr. Valdir Ribeiro  é doutor em educação, músico, escritor, professor da rede estadual, lotado no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME e ex aluno dessa importante politica pública que fez 40 anos no dia 15 de abril passado.. 

 

 

 

 

           

 

4 comentários: