Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a cor da pelo faz a diferença em determinado momento das pessoas, principalmente no trabalho e diante da polícia ou da Justiça.
A pesquisa foi realizada com a participação de 15 mil pessoas entrevistadas em cinco estados e o Distrito Federal. Segundo o Site do IBGE: “o estudo “Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça” (PCERP) coletou informações em 2008, em uma amostra de cerca de 15 mil domicílios, no Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. Entre os resultados, destaca-se o reconhecimento, por 63,7% dos entrevistados, de que a cor ou raça influencia na vida”.
Historicamente, sabemos que dependendo das situações nas quais a cor ou raça tem maior influência, Segundo a pesquisa no trabalho aparece em primeiro lugar, logo em seguida vem a relação com a polícia/justiça; além da relação do convívio social e a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário