Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Memórias de viagem de um “moduleiro”





Em 2000, fui deslocado pela SEDUC/PA para trabalhar no município de São Félix do Xingu, pelo Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME.  As informações que tinha do município era que, primitivamente tinha sido colonizado pelos primeiros habitantes do Brasil, sendo desmembrado do município de Altamira, do qual era distrito.



Nas décadas de 30, 40 e 50 em virtude do desenvolvimento da produção do arroz com casca, borracha, da seringa e do milho, o distrito da zona de Novo Horizonte, prosperou de forma significativa na região.  Vale destacar, que no inicio da década de 60 emancipa-se político-administrativamente, tornando-se município. Também no inicio de 2000, o município destaca-se na pecuária, tornando-se um dos maiores produtores de gado do Estado.  Além da pecuária, “São Felão”, como era chamado pelos professores do SOME naquele momento, vivia da agricultura, do minério, principalmente, das terras dos nativos, além da pesca.



Seus habitantes tinham diversas origens: além dos antigos moradores, vinham de outros Estados, como Goiás e Minas Gerais.



Com o SOME, política pública da Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC, que gerencia essa importante alternativa de Ensino Médio nos rincões do estado, continuei minhas aventuras "moduleiras".



Viajei no III Módulo, neste ano, a SEDUC disponibilizava a passagem de avião de Belém até Marabá e Marabá até São Félix do Xingu. Esta foi uma experiência que não foi fácil para “um marinheiro de primeira viagem”. Cheguei pela manhã no aeroporto de Marabá e fiquei aguardando a viagem para a localidade que seria pela parte da tarde. Saí por volta de 15 horas de Marabá com destino a São Félix em um bimotor onde apenas o piloto estava. Como primeira viagem em aeronave desse tipo, entrei e me apresentei. O piloto me ajudou com as duas sacolas que estava carregando. A aeronave foi decolada, com aquele friozinho no estômago, me senti mais seguro no ar. Quando saímos de Marabá, o tempo começou a fechar e de longe sentia que passaria por situações que jamais tinha vivenciado. Foi o que aconteceu depois de uma hora de viagem. O piloto tentava conversar para me confortar, porém pressentia que teria surpresas, o piloto, muito experiente fazia acrobacias para desviar de nuvens muito carregadas, eram nuvens escuras que provocaria raios e chuvas. Isso me chamava atenção, então, já com medo mandei o piloto retornar, mas ele disse que isso passaria. Mas, não passou nem o medo nem a chuva. O  piloto  teve que enfrentar o mau tempo. Cheguei a pensar que naquela hora a aeronave seria despedaçada por um raio e cairia. Mesmo com experiência, percebi o piloto preocupado com a situação, mas fomos passando pelas nuvens escuras e surgindo a claridade, fazendo com que respirássemos mais calmos e aliviados.



Outra situação aconteceu neste mesmo ano, quando estava trabalhando em Belterra, que era base física do Ministério da Agricultura, atualmente é município. Viajando de Santarém para Belém, na empresa de avião VARIG, mas em aeronave grande, diferente da outra viagem. A duração de viagem é de uma hora, mas quando chegou aos quarenta minutos de viagem, foi comunicado que deveríamos estar todos sentados e devidamente com cintos que em Belém estava chovendo bastante e com ventos fortes... Mal ouvimos o comunicado, apagaram-se as luzes do avião. O silêncio era sinistro! O voo começou a me preocupar, foram longos quinze minutos nessa situação, faltando cinco minutos para chegar a Belém, voltou à normalidade. Parou mais uma vez o susto.




Os deslocamentos dos educadores do SOME até 2003, passavam por várias viagens,  pegavam avião, o transporte terrestre e às vezes o marítimo. Depois desse ano, com a desestruturação e descentralização dessa importante política pública, considerada uma das maiores de inclusão social da Amazônia, regionalizou as viagens dos educadores, mesmo assim, temos localidades às vezes distantes entre a residência do educador e a localidade de trabalho. São sensações e aventuras que esses educadores passam nos ramais, nos rios, igarapés e vicinais. Mas, era gratificante, ao deixar a localidade já sentia saudade do dever cumprido.

4 comentários:

  1. Sistema Modular de Ensino, um legado educacional paraense construíndo conhecimento e rompendo a barreira da ignorância

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar neste desbravador projeto educacional -SOME-representou viver o que significa a palavra "emoção",e em variados contextos.O fato é que ao final de cada trabalho ,alguns com desafios de toda ordem, a sensação de dever cumprido era acompanhada do elemento saudade.Meu respeito aos desafiadores,lutadores e constantes educadores!

    ResponderExcluir
  3. Quantos desafios em nome da educação ,e corajosamente executados pelos educadores do divisor de águas na educação paraense (SOME).Meu respeito e orgulho desses desbravadores educacionais.Alegria imensa em ter feito parte deste contexto revolucionário!

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos. Parabéns Ribamar pela lembrança que nunca se apagará da memória. Aulas de qualidade para alunos desasistos. Sentimos sua falta nessa jornada que ainda continua.

    ResponderExcluir