Não é fácil ser educador ou
educadora no Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, política pública
que completou no último 15 de abril, 42 anos de atividades educacionais nos
interiores do Estado do Pará. Nesta política pública de ensino médio e alguns municípios também funcionou no ensino fundamental,
os profissionais em educação das diversas disciplinas, se deslocam dos centros
urbanos, suas residências, para desenvolver suas práticas educativas nas
comunidades rurais. A situação de ambiente de trabalho desses trabalhadores e
trabalhadoras em maioria das localidades são precárias, muito longe daquilo que
o campo da educação idealiza como “a escola” e que não é qualquer urbanoide que
se adaptaria a esse tipo trabalho.
Mesmo com todas carências
enfrentadas pelos educadores e educadoras nos rincões desse país, chamado Pará,
o objetivo dessa matéria é visibilizar práticas educativas executadas pelo educador
Euclides Neto, professor de História, que é lotado no Sistema
de organização Modular de Ensino – SOME, gerenciado pela Secretaria Estadual de
Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA.
Entre as práticas educativas
executadas pelo educador Euclides Neto, na área de História, foi a aula
itinerante realizada com alunos do Ensino Médio/SOME, Escola Estadual “Fernando
Guilhon”, da Unidade Regional em Educação 05, na comunidade rural de Piranha,
no município de Mojuí dos Campos, Escola anexa “Rosália Nunes”. Segundo o
educador que faz o depoimento em sua página eletrônica do facebook, diz o
seguinte: - Fomos até a residência do Sr. Sebastião onde tivemos uma conversa
informal com o mesmo relatando os nossos objetivos e tivemos inúmeras
contribuições deste senhor para o nosso trabalho. Em seguida, visitamos um
local, que é denominado de igarapé do Tião, onde nesse local foi instalada uma
turbina que utiliza a força da água, através de uma tubulação, para gerar
energia. Essa energia abastece 03 residências. O objetivo maior é perceber como
utilizar TECNOLOGIAS e fazer com que as pessoas tenham qualidade de vida, de
forma sustentável. Essa atividade foi realizada pelos professores Abgail
Galúcio (Filosofia e Sociologia, Shayla Farias (Geografia e Estudos Amazônicos)
e Euclides Neto (História), sendo que cada professor utilizou a aula para fazer
observações de acordo com os assuntos abordados em cada disciplina.
Essas aulas de campo é um estimulo
aos alunos e alunas para aprofundamento dos conhecimentos que vão somar com os
adquiridos em sala de aula e também uma metodologia de dinamizar os recursos
pedagógicos que serão uteis a todos. O pensar e o fazer nas comunidades escolares,
tendo a sala de aula itinerante, não deixa de não ser trocas de experiências
entre a comunidade com alunos, alunas, professoras e professores. Nesta
atividade pedagógica os alunos e alunas são envolvidos e envolvidas nessa
atividade possibilitando aprofundar na cultura e história, dependendo do tema, neste
caso, foi a tecnologia.
Esse dia para mim foi muito informativo, aprendi muitas coisas e fiz muitos amigos. ;-;
ResponderExcluirNunca mas esquecerei esse dia ;-;
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