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sexta-feira, 9 de outubro de 2020

1989: Último ano do SOME em Almeirim

  

        Durante minhas andanças pelo Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, política pública gerenciada pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, no Estado do Pará, que atende os alunos matriculados no ensino médio, nos interiores que não possuem o ensino médio regular, pude constatar que, até final da década de 1990, esta importante política pública para o desenvolvimento dos diversos municípios onde atuava, em sua maioria, funcionava na sede dos municípios. Durante a década de 2000, o SOME amplia sua expansão atendendo as Vilas, lugarejos e comunidades que tinham demanda desse grau de ensino.



        No IV módulo deste ano fui deslocado para concluir o meu circuito no município de Almeirim, o que me fez ir atrás de informações sobre este município, enquanto estava em Belém, a fim de conhece-lo melhor. Seria a primeira vez que eu iria desenvolver minhas práticas educativas neste lugar e, também, conhecer um município de muitas histórias. Apesar da chegada do homem branco durante o período colonial na região, as atividades econômicas, culturais e sociais da Tribo dos Tupinambás já vinham a bastante tempo sendo empregadas no território. Inclusive, durante minha estada, percebi bastantes traços indígenas no cotidiano da sociedade almeiriense, em especial, no linguajar corriqueiro. Segundo pesquisas históricas de alguns estudiosos, os nativos ou primeiro homens, estabelecem relações com os europeus a partir de 1498, portanto, antes da chegada de Cabral ao Brasil e, depois, no século XVI. Com o surgimento da Aldeia Paru, através da Congregação dos frades Capuchos de Santo Antônio, em 1620, prosperando com a participação efetiva dos primeiros habitantes da região, denominados de Tupinambás, como ponto estratégico para os europeus, entre eles, os ingleses e neerlandeses, e também como forma de segurança, construíram o “Forte do Morro da Velha Pobre”, ao redor da Aldeia Paru, no ano de 1623, sendo, posteriormente, destruído pelos portugueses. Com a consolidação dos portugueses na região, foram construídos vários fortes, entre eles o “Forte do Desterro”, atualmente o município de Monte Alegre, que possui um vasto território sobre as pinturas rupestres. 



        Com essas informações, iniciei o módulo no dia 20 de outubro de 1989, em três turmas do 2º Grau, sendo o 1º ano já o ensino médio e as turmas do 2º e 3º anos ainda com Habilitação no Magistério, turmas, com as quais, adquiri muito conhecimento com trocas de experiências, já que, partes significativas dos alunos dessas turmas, atuavam na educação do ensino primário. Havia algumas professoras que dominavam técnicas pedagógicas que eu não conhecia, além de que o município era próspero em termos econômicos, por ser um dos mais ricos no estado, naquele período. Vale destacar que, só para se ter ideia, cada professor/a do SOME recebia um salário mínimo a cada quinze dias, o que estimulava bastante o profissional.



        Lembro-me do Prefeito Águila, do PDT, e do Secretário Municipal de Educação Itacelmo, que davam bastante apoio ao Sistema Modular, mesmo sendo o último módulo.   A nossa relação era muito estreita com a Prefeitura e secretarias, até porque muitos assessores eram nossos alunos, que estavam sempre disponíveis para aceitar nossos pedidos. Essa relação se dava também nos diversos setores do município, assim como na saúde, Secretaria de administração, Sindicatos, entidades e partidos políticos.



        No final do módulo, muitas despedidas, abraços e agradecimentos à equipe presente. No ano seguinte, foi implantado o ensino regular; inclusive, fui convidado para fazer parte da equipe de professores do município, mas não aceitei.


Texto: Ribamar Oliveira (Blogueiro)

Revisão: Prof. Carlos Prestes Trindade (Ex SOME)



quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Leitores do livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O SOME (IV Parte)







O livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino continua sendo destaque na categoria e para os estudiosos, vejam aí, o  ex Professor do SOME Dirceu recebendo seu exemplar das mãos dos Organizadores do Livro. Comentou que irá fazer a leitura carinhosamente.




                                                        

Prof. Sérgio Bandeira(Org.) autografando o livro importante para literatura da educação amazônica. 




                                                           

Profª Marina Costa (Org.) autografando a primeira obra que tem o SOME como objeto de investigação.




                                                           

Prof. Ribamar Oliveira (Org.) autografando o livro que ampliará o conhecimento de uma das maiores politicas públicas de inclusões sociais da Amazônia.





O ex Professor do SOME Claudio Paixão, quando recebeu seu livro, achou interessante a ideia da construção e acredita que com esta produção coletiva estimulará novas produções que servirão para ampliar o conhecimento de educação na Amazônia.  




A ex aluna e x Professora do SOME, Iris do Socorro, gostou da iniciativa e se identificou com algumas narrativas abordadas em alguns textos do livro. 







O Prof. da UFPA Doriedson Rodrigues adquiriu seu livro e fez algumas considerações e críticas construtivas.



O ex Prof. do SOME  Lomelino Fernando Lopes adquiriu seu exemplar, comentou que  o   SOME  já precisava do livro recém lançado.  








Prof. Fabio Pinto e a ex Profª Maria das Dores adoraram a proposta do livro que adquiriram e enfatizaram a importância para os educadores do SOME e pesquisadores.


      

                                                  
Os Organizadores do Livro satisfeitos com "o parto quase eterno".
 

domingo, 4 de outubro de 2020

Leitores do livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O SOME (III Parte)








O primeiro livro que tem como objeto de investigação, o Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, produzido por dezesseis autores entre professores, ex professores e ex alunos de uma das importantes políticas públicas de inclusões sociais da Amazônia, continua chegando aos diversos rincões do Estado adquiridos, principalmente, por ex professores e professores do Ensino Médio Modular. .     




                                                       Profª Ana Márcia/SOME/Moju


Altamira, Santarém, Tucuruí, Marabá, Santa Luzia do Pará, Belém, Ananindeua, Moju, Goianésia do Pará, Belterra, Óbidos, Bujaru, Conceição do Araguaia, Cametá, Mocajuba, Igarapé Miri, Itaituba entre outros municípios, são alguns em que o livro já chegou. 



                                                  Prof. Marcos e Cláudia/Regular/Belém


Eis algumas imagens dos leitores que adquiram o livro. Os Organizadores agradecem o apoio de todos. 



                                                     Profª Socorro Magno/Ex SOME



Para quem ainda não adquiriu, procurar os Organizadores: Marina Costa, Ribamar Oliveira e Sérgio Bandeira.



                                              Prof. Gilmar/SOME/Altamira

       





Profª Márcia e Prof. Roosevelt/SOME/Abaetetuba



                                                Profª Nelma Costa/SOME/Óbidos





Profª Girvânia/SOME/Concórdia




                                                     Profª Vera Marques/SOME/Bujaru



                                                    Profª Ray/SOME/Bujaru




                                             Profª Iracema Heitor/Ex Diretora/Bujaru




                                                  Prof. Gilberto/SOME/Castanhal




                                                        Gestora Pública Lucidéia/Belém





Prof. Eládio/ Profª Albanisa/SOME/Santarém




Profª Silvia/SOME/Santarém





Prof .Glauco ex SOME/Santarém




                                                   Deputado Estadual Dirceu Ten Caten




                                                         Profª Lorena/SOME/Maracanã





                                       Prof. Arnaldo/SOME/Moju e Profª Arlete/Ex SOME




                                            Prof. Carlos Prestes/Ex SOME
 

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Leitores do livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O SOME (II Parte)

 






O ex Professor do SOME Raimundo do Rosário adquiriu seu exemplar. Adorou a ideia de publicação das atividades pedagógicas vinculadas ao Sistema de Organização Modular de Ensino e achou interessante os temas abordados. Na imagem o referido professor com um dos organizadores do livro.







Quem adquiriu o livro que aborda questões interessantes sobre o SOME, foi a ex Profª Yeda Caldeira.  A professora ficou animada e feliz com a proposta do livro.  







A ex do SOME, Profª Selma Félix, adquiriu seu exemplar que trata de um dos momentos importantes de suas práticas educativas. 







O Professor do SOME, Edilberto, adquiriu seu exemplar e diz que "Este livro conta um pouco de minha história e de vários professores que se aventuraram pelos quatro cantos do país chamado Pará, levando conhecimento a milhares de jovens e adultos desde inicio da década de 80, projeto esse idealizado e colocado em prática (...). Nesses 25 anos que passei no SOME, aprendi a dar valor neste Estado  e nas pessoas que nele moram, sejam nativos ou imigrantes que fizeram daqui sua casa. Tive oportunidade única de conhecer mais de 100 municípios paraenses e lecionar em quase 100. Orgulho de ser modulento".







O Professor do SOME, Eduardo Chagas, de Geografia, lotado na 11ª URE, Santa Izabel, adorou         a 
publicação da obra que servirá não só para aprofundar seus conhecimentos na política pública em que trabalha e como apoio para sua filha que faz mestrado, que tem como investigação o Sistema Modular. 







O ex aluno do SOME de Cametá e doutorando, Jone Clebson Ribeiro Mendes, adorou participar da proposta do livro, como autor de um dos artigos acadêmicos.
  





Os ex alunos do SOME do município de Melgaço, Ilca Sarraf e Agenor Sarraf, ficaram felizes de participarem como autores de um dos artigos acadêmicos, abordando a politica pública em que estudaram o ensino médio. 







Grande Prof. Marcio, também deu seu apoio com aquisição da obra.






O ex Professor do SOME, Leonardo Pantoja, gostou da iniciativa com a publicação do livro.






O Professor do SOME, Paulo Tavares, lotado em Cametá, também comprou seu livro. Na imagem com o Prof. Vinício Nascimento.






O Professor do SOME, Ilaci Sales, lotado em Cametá, deu uma grande contribuição com aquisição de seu livro. Na imagem com o Prof. Vinício Nascimento. 
 





Na imagem o ex Professor do SOME, que adquiriu o livro, para fazer reflexões críticas sobre educação. 







O Prof.do SOME, Benedito Silva, lotado em Mocajuba, também conseguiu seu livro para aprofundamentos sobre o SOME. Na imagem com o Professor Vinício Nascimento.




O Professor do SOME, Arodinei Gaia, lotado em Cametá, considerou a publicação marcante por proporcionar para o pesquisador e leitor registros importantes. A partir desta obra, os estudos sobre o SOME, terá um avanço significativo.  


Aos interessados em adquirir o livro,  procurar os organizadores. 

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Leitores do Livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O SOME ( I Parte )








Entre os leitores do livro lançado recentemente, a Coordenadora Geral do SOME, a Professora Regina Celli e a técnica pedagógica do CESOME, Marilene Maués, a estimada Mary adquiriram os delas. Na imagem com um dos Organizadores, o Prof. Ribamar Oliveira. 




 

Quem também adquiriu o livro publicado que trata do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, foi o casal querido de Professores do SOME, lotados na 11ª URE, João Rosivaldo e Hellen Silva.





O ex Professor do SOME Alcir Silva adquiriu um exemplar. Imagem acima com os Organizadores(Marina Costa, Ribamar Oliveira e Sérgio Bandeira).  





O leitor árduo pela literatura, o Prof. José Antônio Medeiros adquiriu seu exemplar. Na imagem com um dos Organizadores do livro.






O casal de professores e amigos Edna Cruz e Carlos Cruz adquiriram o seu para leitura na pandemia. Na imagem com um dos Organizadores e o neto João Pedro.




A ex profª  do SOME e técnica pedagógica Margarida, nossa vizinha, comprou o seu. Na imagem com um dos Organizadores.




Profª Marluce Oliveira, do município de Quatipuru, já começou a fazer a leitura. Na imagem com um dos Organizadores. 




O casal de professores do SOME, Norma Suely e Hailton Nunes, já estão de posse do livro. Na imagem com um dos Organizadores.




O casal querido de professores Nonato Bandeira e esposa, já possuem as obras de 16 autores, dividido em duas partes: Relatos de experiências e artigos acadêmicos. Primeiro livro publicado do SOME. O segundo livro da Coleção sobre o Sistema Modular se encontra no forno. Aguardem! 





Profª Danielle Figueredo já se encontra com o dela. Na imagem com um dos Organizadores e seu filho. 







O Prof. do SOME Valdivino Cunha, adquiriu seu exemplar e considerou a publicação importante para educação do Estado. Na imagem, com um dos Organizadores.





Minha companheira de lutas e sonhos, Profª Fátima de Oliveira, adquiriu seus exemplares e também para presentar alguns colegas. 







O ex Prof.  do SOME Gilmar, foi um dos primeiros que adquiriu o livro e parabenizou os organizadores pela iniciativa..







O Professor Adriano Mesquita, do SOME, lotado na URE de Bragança, já possui o seu exemplar.


  




O Professor e amigo Flávio Filho, do SOME, também adquiriu o dele. Na imagem com um dos Organizadores.






A Professora de História Elizete, adquiriu seu exemplar, livro importante para reflexões sobre as práticas educativas. Na imagem, com uma das Organizadoras, Profª Marina Costa.


 


Os Professores do SOME, Cosmo Cabral e Vinícío Nascimento, estão aprofundando seus conhecimentos com a aquisição do livro importante para literatura da educação paraense. Imagem com um dos Organizadores. 


Temos mais imagens dos leitores do livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino. Na próxima postagem sairá a II Parte dos leitores do livro.Aos interessados em adquirir, entre em contato com os Organizadores.