O professor de Geografia do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) desenvolveu uma proposta pedagógica da disciplina de Geografia, no ano passado em diversas localidades.
Na introdução a proposta traz uma visão integral e sintética da disciplina de Geografia para o ensino fundamental e médio.
Ela contém alguns elementos como : Justificativa, Objetivos, Conteúdos temáticos, Procedimentos metodológicos, Propostas de atividades, Recursos pedagógicos e avaliação.
Segundo a proposta esses elementos foram pensados segundo uma abordagem metodológica socioconstrutivista e crítica da geografia. Neste caso, são destacados os conteúdos com enfoque na transformação das paisagens pelo trabalho humano e na problematização dos temas. Procura contribuir para o desenvolvimento das capacidades básicas do pensamento crítico e autônomo do aluno. Além disso, as atividades propostas possibilitam ao aluno construit conceitos a partir de seu espaço de vivência.
Na justificativa, a proposta para o ensino fundamental e médio fundamenta-se na visão de Geografia que possibilite um ensino moderno, que trabalhe a construção de conceitos, noções e habilidades cuja aplicação seja evidente para a vida do cidadão e conteúdos e metodologias que o levema compreender o mundo em que vivemos.
O seu principal objetivo era contribuir para o desenvolvimento de capacidades básicas de pensamento crítico, criativo e autônomo do aluno para que ele torne um ser atuante e transformador, ou seja, interfira de maneira consciente nos processos sociais numa perspectiva de mudanças, em escala local e global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário