Foi executado pelo professor de Biologia do Sistema de Organização Modular ( SOME) Paulo Regino Monteiro na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otacílio Alves Vieira” na localidade do Vale do Araguaia, no município de Xinguara, aqui no Estado do Pará o projeto Prevenção das Drogas na Escola nos meses de setembro, outubro e novembro do corrente ano.
Na introdução o professor Paulo Monteiro destaca que o projeto tem como interesse expor a diversidade da realidade das drogas na escola e na comunidade, enfocando pontos importantes na área educacional , como a prevenção e tratamento, observando com isso o rendimento dos alunos que por muita das vezes não possuem informações sobre as drogas. O tráfico é mais freqüente em cidades, mas também pode ocorrer em áreas rurais.
Sabe-se que a dependência química compromete a qualidade de vida daquele que usa a droga, também afetando de forma indireta, familiares que acompanham a rotina do uso de drogas, conforme estudos que relacionam drogas dos pais ao comportamento dos filhos (Zanoti-Jeronymo &Carvalho, 2005; Sher, 1997). A problemática também afeta a sociedade, ficando claro, em estatística e em estudos que correlacionam o uso de drogas em geral com a criminalidade (Duarte e Carlini-Cotrim, 2000) e o uso de álcool com acidentes de trânsito(Abdetran, 1997).
Em sua justificativa o coordenador do projeto, enfatiza que o trabalho apresenta questões de suma importância para a sociedade , objetivando desenvolver, expor e vivenciar um pouco da realidade das drogas na escola e na comunidade. Pois já se tornou uma epidemia e se instalou em diversos países, sendo um grave problema de saúde pública da atualidade que só será minimizado com a afetiva participação e mudança de atitude da população.
No objetivo geral, foi proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer as drogas e seus efeitos ao organismo humano a fim de levar essa informação para a comunidade em que vive melhorando a sua qualidade de vida e diminuindo os riscos da doença causada pelo uso contínuo das drogas.
Já no objetivo específico, foi fazer com que o aluno observe a comunidade em que vive e usando o conhecimento adquirido sobre as drogas comece a prevenção contra as mesmas; assim como apresentar para a comunidade escolar os principais problemas relacionados à entrada de drogas na escola e proporem algumas soluções possíveis a serem realizadas nas escolas.
A metodologia utilizada já que o projeto foi voltado para alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otacílio Alves Vieira” em Xinguara, oi através dos recursos materiais de multimídia.
O professor ficou feliz em executar o referido projeto pela receptividade da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário