GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SISTEMA ORGANIZACIONAL MODULAR DE ENSINO - SOME
17ª URE
PROJETO PEDAGÓGICO
CAFÉ LITERÁRIO
ORGANIZADORAS:
ORGANIZADORAS:
Danielle Lima de Figueiredo, Maria Joiciele Pinheiro da Silva e Raimunda Alves Lima
CAPITÃO POÇO – PARÁ
2019
APRESENTAÇÃO
“A leitura abre a mente, impulsiona sonhos e alimenta a alma”.
Érico Teixeira
Este projeto visa demonstrar a importância da literatura enquanto estratégia
de abordagem interdisciplinar da diversidade cultural e étnica, sendo desenvolvido
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Mário Villas Boas, nas turmas do
Ensino Médio Modular onde a principal meta que se pretende alcançar é a melhoria
dos indicadores de avaliação escolar, visando reverter o quadro atual no qual vários
alunos do Ensino Médio não demonstram domínio suficiente dos conhecimentos,
habilidades e competências em língua portuguesa e literatura, desejáveis para o ano
escolar em que se encontram.
De acordo com Antunes (2003, p. 77), “a leitura envolve diferentes processos
e estratégias de realizações na dependência de diferentes condições do texto lido e
das funções pretendidas com a leitura”. Assim, a leitura deve ser entendida como
uma prática discursiva que permite ao aluno conhecer e fazer entender o mundo
através da compreensão dos signos linguísticos componentes de uma estrutura. Ler
é um habito que permite desenvolver a cognição do educando enquanto sujeito
envolvido no processo ensino aprendizagem
Quanto a abordagem das questões relacionadas a diversidade étnica e cultural
e o respeito a estas diferenças, esta é importante pois vivemos em um país
reconhecido pela sua diversidade, pelas diversas culturas que formam seu povo, um
país de muitas cores, sons e sabores. Entretanto, frequentemente observamos no
cotidiano da sociedade, casos de racismo e intolerância, episódios de discriminação
explicita que questionam a ideia de harmonia e respeito entre as diversidades que
formaram o povo brasileiro.
Trata-se de uma questão atual e relevante a partir do momento em que a
escola assume a obrigação legal de desenvolver um ensino que atenda a
diversidade cultural de sua clientela. De acordo com a Base Nacional Curricular
Comum (BNCC) deve contemplar a valorização da “história da África e das culturas
afro-brasileira e indígena não apenas em razão do tema da escravidão, mas,
especialmente, por se levar em conta a história e os saberes produzidos por essas
populações ao longo de sua duração” (BRASIL, 2017, p. 415).
Assim buscou-se desenvolver atividades num contexto interdisciplinar, em um
trabalho conjunto das disciplinas de Sociologia e Língua Portuguesa, com base nas
obras de autores brasileiros que abordam as temáticas sociais como racismo,
diversidade e valorização da cultura popular, dentre os quais temos: Ana Maria
Machado, Monteiro Lobato e Ariano Suassuna.
JUSTIFICATIVA
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível
que pareça, a quase totalidade das pessoas não sente esta sede".
Carlos Drummond de Andrade
O trabalho com gêneros textuais orais e escritos tem se apresentado como
uma prática escolar frequente no cotidiano da sala de aula, em consonância com as
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, ao destacar que as práticas
pedagógicas que compõem a proposta curricular devem ter como eixos norteadores,
propostas que “possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e
interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e
gêneros textuais orais e escritos” (BRASIL, 2013, p. 99).
É importante frisar a relevância da discussão sobre a diversidade cultural e o
racismo, pois, acredita-se que um dos caminhos para a mudança de uma realidade
de intolerância e discriminação seja a educação. Dessa forma, justifica-se a escolha
da temática como forma de refletir sobre valorização e o respeito às diversidades,
pois, muitos problemas presentes na sociedade, como a discriminação racial,
também se manifestam no ambiente escolar, afetando a vida de toda comunidade,
sendo o desenvolvimento de projetos pedagógicos envolvendo a literatura, uma das
formas de abordagem desta questão.
O projeto Café Literário é a concretização de algumas ideias que surgiram da
necessidade de incentivar os estudantes a praticar a leitura, a escrita e outras
produções, bem como, discutir sobre temas pertinentes no cotidiano escolar,
entendendo que a discussão é um instrumento significativo para intervenção. Nesse
contexto, a relevância do projeto para a comunidade escolar reside na possibilidade
de aproximação do ensino da oralidade e escrita dos contextos sociais básicos do
aluno, tornando o ensino uma atividade prazerosa ao aluno, estabelecendo uma
visão real da práxis pedagógica em relação a diversidade cultural para a mobilização
das competências dos alunos.
PÚBLICO ALVO
O projeto tem como púbico alvo toda a comunidade escolar e local. Tendo
como escola de funcionamento, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom
Mário Villas Boas, na Vila de Arauaí, Capitão Poço - PA.
Os responsáveis pela execução do projeto são as professoras Danielle
Figueiredo (Sociologia), Joiciele Pinheiro (Língua Portuguesa) e Raimunda Alves
(Língua Portuguesa) e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino médio Modular (SOME),
que direcionou as atividades para alunos da educação infantil e ensino fundamental
da referida escola.
CARGA HORÁRIA
O referido projeto teve carga horária/ complementação de 4 horas.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
O período de execução do projeto ocorreu durante 51 dias letivos em 4 horas
semanais, nos meses de Maio, Junho e Agosto.
OBJETIVO GERAL
O Projeto Café Literário teve por objetivo estimular de forma interdisciplinar a
leitura e produção de textos em forma de cordel, contos, fábula e apólogos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Democratizar o acesso à leitura e despertar o prazer em ler e interpretar,
estimulando o imaginário do aluno;
Incentivar o estudante à realização de pesquisas, observação e análise das
diferentes obras literárias;
Desenvolver no aluno, através da leitura, interpretação e produção de
diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita dentro da
sociedade;
Oportunizar a participação e a expressão dos estudantes, garantindo a
participação e o protagonismo juvenil através da apresentação de
dramatizações e elaboração de um livro com as produções independentes
dos alunos;
Melhorar os indicadores de desenvolvimento da educação da escola;
METODOLOGIA
O referido projeto foi dividido em períodos de atividades com o intuito de
apresentar ao aluno a grande variedade de eventos linguísticos, diferentes situações
que envolvem a fala, a escrita e a leitura como formas de expressão onde foram
utilizadas as seguintes estratégias metodológicas:
Leitura e interpretação de textos narrativos: Literatura de Cordel;
Apresentação da dramatização “Emília a boneca falante" de Monteiro
Lobato, com um enfoque crítico acerca da diversidade;
Contação de história crítica-reflexiva “Menina Bonita do Laço de Fita”, de
Ana Maria Machado, com uma abordagem sobre temáticas atuais como o
racismo, aceitabilidade, discriminação, padrões de beleza, autoestima da
criança negra, inclusão social e valorização da cultura popular;
Apresentação de produções independentes dos alunos (fábulas, contos,
apólogos, poemas e cordéis);
Apresentação de Cordel “Meu Arauaí”, produzido pela aluna Cristiany
Oliveira Fonseca do 1º Médio, que conta a história do surgimento da Vila;
Divulgação do livro “Meu Castelinho”, produzido pelos alunos do Ensino
Médio;
Culminância do Projeto com participação da comunidade escolar.
CRONOGRAMA
As atividades foram realizadas no período de três meses conforme descrito
na tabela s seguir:
ATIVIDADES Maio Junho Agosto
Abordagem sobre a Arte Literária X
Leitura e interpretação de textos narrativos:
conto, crônica, fábula e apólogo. X
Produção de textos narrativos: fábulas, contos,
apólogos e cordéis.
X
Produção de cordéis sobre a história e a vida na
Vila de Arauaí. X
Leitura e interpretação dos textos X
Organização dos textos dos alunos para a
confecção do livro “Meu Castelinho”. X
Explicação do projeto "Café Literário" X
Divisão das tarefas por equipes X
Orientação das equipes X
Ensaios das equipes para a apresentação
(dramatização, contação de história e recital)
X
Divulgação do evento na escola e na
comunidade X
Organização do local do evento (refeitório da
escola) X
Culminância do Projeto "Café Literário” X
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades do referido projeto ocorreu de forma progressiva e
contínua através de reuniões com a coordenação do projeto, onde foram apontados
os pontos positivos e negativos, bem como sugestões de novas ações. Quanto à
avaliação dos alunos, têm-se como base os critérios de participação ativa nas
atividades, considerando assiduidade, pontualidade e nível de compreensão da
proposta de ensino.
RESULTADOS
Os resultados do projeto foram bastante positivos, onde foi possível aguçar a
curiosidade dos alunos com relação a leitura, incentivando a prática de ler,
interpretar e produzir. A participação da comunidade escolar foi relevante no
desenvolvimento das atividades, contribuindo na organização do espaço para
realização da culminância e participando das discussões sobre as situações
ocorridas no ambiente escolar.
No desenvolvimento das atividades orais e escritas, os alunos demonstraram
bastante interesse e comprometimento com as atividades, atitudes que contribuíram
para o sucesso das ações e encurtam as distâncias entre o jovem e a literatura,
levando-o a ter consciência do hábito da leitura enquanto formador de cidadãos
críticos, além de enxergar a leitura como uma forma de entretenimento e lazer,
enriquecer e ampliar sua visão de mundo. Iniciativas como estas são a prova viva de
que a Escola Pública tem condições de desenvolver um bom trabalho em parceria
com todos os atores deste processo.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo:
Parábola, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.
Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
ANEXO 1 - RELAÇÃO DE ALUNOS PARTICIPANTES
1ª Série - Ensino Médio
Nº Nome do Aluno
01 Andreza da Silva Bezerra
02 Antonia Adriane Cunha Pinto
03 Cristiany Oliveira Fonseca
04 Edinalva de Sousa Farias
05 Ednailson Cunha Pinho
06 Eliane de Sousa Batista
07 Gabriel da Verza Cruz
08 Jemina Carlos Batista
09 Luis Mateus da Silva
10 Marcilei de Souza Xavier
11 Nenias de Lima Pedreira
12 Ossilene Teles Pedreira
13 Railson Madalena da Silva
14 Vanderson Oliveira Araújo
2ª Série - Ensino Médio
Nº Nome do Aluno
01 Antonia Andreza de Melo Soares
02 Antonia Jocilene Melo Porto
03 Antonia Milene Moreira Escossio
04 Antonio Oricélio Vieira Porto
05 Francisca Gleiciane de Sousa Marques
06 Gabrielly Ferreira de Oliveira
07 José Elenilson Caetano Madalena
08 Lenice da Silva Araújo
09 Leonardo Ferreira dos Reis
10 Renato Junior Gil Borges
11 Robson Sodré de Souza
12 Sandra Carvalho dos Santos
13 Wikson Renan Andrade Fonseca
3ª Série - Ensino Médio
Nº Nome do Aluno
01 Antonio Evandro Souza de Souza
02 Eufares Carlos Batista
03 Felipe Xavier Moraes
04 Francisco Diemisson da Silva
05 Genilson Pinto Farias
06 Jarlam Oliveira de Sousa
07 José Lailson Pereira Alencar
08 José Willas Caetano Madalena
09 Marcio Garcia Soares de Oliveira
10 Maria Alcineia da Silva Mesquita
11 Maria Andriele de Oliveira Sousa
12 Maria da Conceição S. Marques
13 Maria Jaine Araújo Farias
14 Maria Nayara Silva Mota
15 Maria Tacilane Oliveira Lira
16 Maria Wevila Caetano Madalena
17 Marinalva da Silva Reis
18 Matheus Chaves Santos
19 Moiseis Ferreira de Lima
20 Neemias de Lima Pedreira
21 Neriani de Lima Pedreira
22 Raquele Batista de Souza
23 Renan Farias dos Santos
ANEXO 2 - IMAGENS DO PROJETO
Caracterização da dramatização “Emília a boneca falante"
Alunos e comunidade acompanhando as apresentações
Contação de histórias
Apresentação de produções independentes dos alunos
Apresentação do Cordel “Meu Arauaí”
Culminância do Projeto "Café Literário”
Apresentação “Menina Bonita do Laço de Fita”
Culminância do Projeto com participação da comunidade escolar
Apresentação de dramatização
Professoras idealizadoras e responsáveis pelo projeto Café Literário
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