Ary Nemer e Vinícius Pacheco*
O projeto Música na Escola, que foi executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Palmira Gabriel”, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, em Icoaraci, periferia de Belém, foi idealizado pelos professores da escola: Carmem, de Geografia; Mônica, de Matemática; Selma, de Língua Portuguesa; Ribamar de Oliveira, de História e Estudos Amazônicos e Ary Nemer e Vinícius Pacheco de Artes; com apoio da Direção da Escola. Iniciado em setembro de 2004, para depois ser retomado em 2005.
Com o objetivo de levar aos alunos da escola a oportunidade do contato direto com a prática musical, pois, através dela, o aluno desenvolveu sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas artísticas produzidas por eles, pelos colegas e nas diferentes culturas.
O projeto abrangeu duas modalidades musicais: Canto Coral e Flauta Doce. Ficando o Canto Coral sob a responsabilidade das professoras Selma e Mônica e Flauta Doce com os professores Ary e Vinícius; ficando os professores Carmem e Ribamar responsáveis pelo apoio técnico.
Com relação à oficina de Flauta Doce, foram selecionados 20 alunos das 5ª séries do ensino fundamental, dos quais, 15 ficaram até o final, as aulas eram ministradas as terças e quintas, das 17h30min às 18h15min. As Flautas foram compradas pela escola e doadas aos alunos. O curso seguiu a seguinte metodologia: Conhecimento do instrumento, posição de segurar o instrumento, respiração, posição de notas, exercícios rítmicos e melódicos e ensaio do repertório que culminaram na execução de duas músicas (Jingle Bells e Anjos descem a Cantar), juntamente com a apresentação dos alunos de Canto Coral no dia 17 de dezembro de 2004.
Como falamos no início, a intenção era continuar o projeto durante o ano de 2005. Sendo que, para tal, precisaríamos de apoio da Secretaria Estadual de Educação, pois, para que o mesmo alcançasse seus objetivos, além de recursos financeiros, é necessário disponibilidade de tempo por parte dos professores envolvidos, o que acarretaria um retorno, em forma de carga horária para os mesmos. Fato esse que foi levado ao conhecimento da Gestora 13 ao qual pertence a escola, mas que, segunda a Gestora, a SEDUC não teria como atender a nossa solicitação. O que inviabilizou a continuidade do projeto até o presente momento
* Professores de Artes da SEDUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário