São seis anos sem Irmã Dorothy Stang que foi brutamente assassinada e uma das grandes baluartes em favor da preservação da Amazônia Sem dúvida, a Amazônia, começou a ser incentivada pelo Estado a partir de 80 do século passado, recebendo grande fluxo de migrantes e investimentos do Capital, inclusive com o apoio da rede bancária. Dinheiro que deveria ter sido investido para as pessoas mais carentes, que eram a maioria, o Estado investiu ou fez empréstimos para quem já tinha.
.
A partir dessas ocupações, inclusive muitas desordenadas, fez com que terras fossem griladas e grande parte da população nativa foi expulsa, cedendo lugar ao latifúndio.
Mesmo assim, vários segmentos da população, com apoio de várias entidades e instituições, começaram a se organizar, criando associações, sindicatos e cooperativas que defendiam os interesses dos menos favorecidos, neste momento, o papel da Irmã Dorothy foi fundamental, com seu Plano de Desenvolvimento Sustentável – PDS.
Infelizmente, foi anunciado o seu assassinato e ninguém fez nada, aconteceu o fato, e outros fatos, mas, praticamente poucos mandantes e assassinos de trabalhadores rurais estão na cadeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário