Na tradição popular, na localidade de Ponta de Terra, no Município de Bujaru iniciou a Festa do Espírito Santo.´Torna-se comum, desde o dia 11 de maio de cada ano, o começo da organização do evento. A Festa inicia no dia 02 de Junho com hasteamneto do mastro(Pau do Santo), que tem o valor simbólico de prosperidade e produção durante o ano. A noite tem início a novena que se repete até o dia 11 de Junho.
No domingo, o festejo fica por conta da mesa dos inocentes, na qual é ofertada o jantar para as crianças, no total de 12. Estas são selecionadas, pois, os pais fizeram promessas para as mesmas. .O jantar dos inocentes é uma tradição, que segundo a Dona Marluce da Costa Pena, vem desde o príncipios dos festejos. Esse jantar, além de ser uma responsabilidade do festeiro, também tem a participação dos promesseiros, enquanto uns ajudam dando alimentos, outros lavam as mãos e as enxugam.
É importante ressaltar que cada ano tem um festeiro diferente. O festeiro(Juiz) é escolhido no final da Festa, através de um sorteio.Também é escolhido por sorteio os noveneiros, os que vão ficar responsáveis pela sua novena.
Na festa tem um Juiz do Mastro, que é juiz da Festa que é o mesmo festeiro, o principal organizador do evento. A responsabilidade do Juiz do Mastro é ir no mato tirar o mastro, enfeitar e no dia do hasteamento mandar rezar a novena. O mastro fica hasteado durante nove dias. O mastro é hasteado com a bendeira do santo.
Segundo, ainda Dona Marluce, que juntamente com seu marido Henrique Pena, a festa oferecida por eles foi "sua maior alegria, já que era um sonho do casal serem juizes da festa". Dona Marluce, fala com os olhos brilhando de alegria, quando fala do jantar dos inocentes, ela preparou tudo o que uma criança gosta: pudim, bolo, monteiro lopes,doce de coco, sucos de frutas naturais e muitas frutas.
A festa é patrocinada pelo festeiro, porém, ele sai pedindo ofertas na comunidade, principalmente para o bingo. O dinheiro arrecadado na festa é investido nas despesas das Festa do Santo Divino do Espírito Santo.
Estamos participando da Festa e fazendo um estudo antropológico.
* Colaboração do Prof. AdrianoMesquita e Professora Fátima de Oliveira (todos da Seduc.Pa)
QUAL VAI SER A DATA DESTE ANO ? MAIO OU JUNHO? PODEM ME DIZER
ResponderExcluir