(Uma gincana de aprendizagem
no SOME)
*Arodinei Gaia
Gincana de
Linguagem, é
o nome do projeto educacional que as competentes professoras do Sistema Modular
Lilian Gaia, Shelsy Cardoso e Elimara Mota vem desenvolvendo com os alunos do
SOME da 2ª Ure Cametá.
O
projeto pretende proporcionar a produção do conhecimento de uma forma mais
dinâmica e prazerosa, tornando os próprios estudantes os autores dessa
produção. O envolvimento da comunidade escolar como funcionários da escola
fundamental, dos pais e responsáveis como telespectadores e/ou participantes
ativos na organização do evento é outro importante complemento do referido
trabalho.
As professoras que ministram as disciplinas de
português, redação, arte, literatura e língua estrangeira, reservam o final do
módulo para a exposição e culminância do que foi produzido durante os 50 dias
letivos de aula. Assim, arte, dança, teatro, música, gincana do conhecimento em
português e inglês, soletrando em português e inglês, pintura, paródia com
assunto das disciplinas, são algumas das atividades que temperam esse
importante projeto pedagógico.
Na
terceira edição, desenvolvido no encerramento do terceiro módulo 2018 na
localidade de Marinteua, as professoras resolveram homenagear o também professor
do modular e escritor Arodinei Gaia juntando o seu trabalho literário ao mencionado
projeto. O estilo literário escolhido foi a literatura de cordel, desta forma,
quatro obras do citado poeta foram teatralizada com maestria pelos estudantes
do 1º, 2º e 3º anos. As obras selecionadas foram: “A Pureza de Gertrudes”, “A
astúcia do pescador e a ferroada de arraia”, “Proezas de São Benedito” e “O
encontro com a morte” obra que o cordelista paraense escreveu em parceria com o
poeta baiano Zeca Pereira.
As obras do poeta costumam retratar os costumes, a
cultura e o linguajar característicos do interior amazônico, principalmente da
região cametaense. Sendo assim, o projeto veio oportunizar o contato dos
estudantes com uma literatura com a qual não estão acostumados que é o cordel e
ainda mostra-los como a nossa cultura interiorana é forte e bonita de se ver e
que portanto, precisa ser valorizada, preservada e aliada ao processo ensino
aprendizagem.
Importante
relatar que a gincana ocorre em um trabalho coletivo em que os alunos são
divididos em equipes e cada equipe (geralmente três ou quatro), envolve alunos
das três turmas, promovendo a interação entre alunos de salas e séries
diferentes num trabalho interdisciplinar. As equipes formadas são identificadas
por cores (amarela, verde, azul e rosa) e a “brincadeira do conhecimento”
acontece. Ao final os pontos adquiridos por cada equipe, atribuídos por um grupo
de jurados, são somados e anunciada a equipe vencedora, entretanto, a euforia
com que todos comemoram juntos o final do evento, nos mostra que o que menos
importa no projeto é o ganhador, pois todos os envolvidos são os verdadeiros vencedores, e a maior
conquista vem para o processo educacional moduleiro.
* O autor é educador do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME (Cametá) , escritor e cordelista.
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