Total de visualizações de página

sábado, 3 de março de 2012

Recepção Literária: A interação entre o texto literário e o leitor



Prof. Valdir Guilherme na Defesa da Dissertação



O professor e colaborador deste blog, Valdir Guilherme Ribeiro defendeu sua dissertação; Recepção Literária: A interação entre o texto literário e o leitor que teve como objetivo estabelecer a interação texto/leitor, tendo como foco a construção de sentido no leitor pelo texto, através, dos diversos tipos de conhecimentos: Lingüístico (falante intimo), textual (noções e conceitos teóricos) e de mundo (estruturado em esquemas). Fizeram parte da banca examinadora além do o Prof. Dr. José Guilherme, orientador da dissertação, as Profª. Dr. Rosangela Dauris e a Profª Dr. Lucilinda Teixeira. Na defesa o Professor Valdir Guilherme enfatizou a relação do tema com o trabalho que desenvolve no Sistema Modular de Ensino. O local de sua pesquisa foi na Vila do Cravo, na Escola Municipal “João Braga de Cristo”, em Concórdia do Pará, no estado do Pará, sendo os sujeitos pesquisados os alunos da 8ª série, do turno da tarde, na faixa etária de 14 a 16 anos.

                                                A banca atenta a explicação do mestrando


Sua metodologia foi trabalhada com o texto “O Peixe” de Benedito Monteiro da obra Carros dos Milagres. Para o Professor, os resultados obtidos junto aos alunos pesquisados foram o aumento seus horizontes de expectativas ao interagirem com o texto “O Peixe” de Benedito Monteiro; o efeito estético causado nos leitores pelo texto possibilitou com base nas respostas do questionário que realizou com a turma, uma interpretação segura através das questões respondidas e estabeleceu-se uma prática de experiência através do processo interativo do texto com o leitor.


                                                           Exposição do Mestrando

A dissertação procurou ainda analisar e a valorizar a noção de mundo que cada indivíduo possui, independentemente de análise subjetivas, uma vez que trabalhou dentro do contexto social e cultural de seus pesquisados. Isso ficou claro nos questionários respondidos por seu público alvo onde através das respostas, é possível que qualquer leitor perceba que o espaço geográfico onde a pesquisa se desenvolve é uma comunidade rural da Amazônia, haja vista as expressões que lhes são características (upa,upa) e seus costumes(peixes, quintais e rios).



                                                     A Sra. Carla torcendo pelo maridão

A banca parabenizou o excelente trabalhou e estimulou-o a prosseguir e aprofundar ainda mais a pesquisa (doutorado). O novo mestre obteve nota máxima.


                                           O Prof. Valdivino Cunha foi prestigiar o colega

Estiveram presentes em sua defesa, familiares e amigos. Certamente este belo exemplo serve como estímulo e torna-se referência para que outros colegas que pensam na educação continuada como um instrumento útil e necessário no processo formativo.Tai um professor que não parou no tempo. Parabéns e Sucesso da equipe (Lucidéia, Fátima, Jussara, Valdivino e Ribamar) deste Blog.



                                                   O Blogueiro com o Mestre Valdir e filho

2 comentários:

  1. parabéns amigo Riba pelo apoio e incentivo e ao amigo Valdir da viola, e fazer desse espaço uma forma também de incentivo a todos amigos comprometidos com saberes múltiplos e com uma educação de qualidade. Um grande abraço do amigo Nonato Bandeira

    ResponderExcluir
  2. mano valdir. Parabéns fiquei triste por não estar ai. mas muito feliz porque sei que teu sonho esta se realizando. sei o quanto é importante para vc está conquista e quanto ganha o nosso aluno pois trabalhas sempre para a valorização de cada um no processo da construção da cidadania.
    bjs. conce e família. nos te amamos mestre.

    ResponderExcluir