Barões da borracha, na XVI Feira do Livro? Isso mesmo. Trata-se de alunos da E.E.E.F.M "Maria Gabriela Ramos de Oliveira", localizada no Conjunto Maguari, caracterizando o período áureo da economia da borracha.
A elegância das personagens revela o luxo, a riqueza, a modernidade. Segundo a Professora Maria de Nazaré Sarges, em sua Belém : Riquezas produzindo a Belle-Époque (1870 - 1912) " A composição de uma nova elite formada por comerciantes, seringalistas, financistas e profissionais liberais, é o novo grupo dominante que, em nome do progresso, vai direcionar a remodelação da cidade imprimindo-lhe o brilho da Belle-Époque". Portanto, Belém e Manaus, no final do século XIX, assumem a influência da modernidade, assim como outras cidades brasileiras
A atividade pedagógica faz parte do projeto Meio Ambiente Preservado: Qualidade de vida e sustentabilidade no futuro; pois a preservação do meio ambiente, antes bandeira de um pequeno grupo de ativistas,
passou a ser uma preocupação global e a partir daí políticas governamentais
foram adotadas em todo o planeta. Essa inquietação deve-se à valorização da
qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende
diretamente da preservação dos recursos naturais. Portanto, trabalhando a proposta no espaço
escolar, a partir da 5ª serie, fazendo uso dos mais variados recursos de que
dispõe a comunidade da escola "Maria Gabriela de Oliveira" estará desenvolvendo a
consciência sobre a importância da necessidade urgente de preparar as crianças
de hoje, para que possam viver em um ambiente saudável no futuro.
Os alunos participarão de várias
atividades relacionadas à preservação do meio ambiente como: passeio ecológico,
gincana de conhecimento, produção de horta e plantio de espécies ornamentais,
produção de vídeos, painéis, murais, jornal impresso.
ATIVIDADES:
1. Gincana Ambiental
Com uma
mistura de tarefas sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre
outros, as equipes responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos
textos estudados em Sala de Aula.
Organizar as tarefas para a
gincana
Elaborar perguntas de
conhecimento sobre questões ambientais.
Os alunos das
turmas 801T e 802T serão os atores da gincana. As turmas, divididas em grupos
desenvolverão miniprojetos para serem apresentados a partir de uso dos recursos
tecnológicos de que a escola dispõe.
Grupos: 1. Lixo eletrônico; 2.
Reciclagem; 3. Mini horta; 4. Escola Limpa; 5. Materiais plásticos; 6. Poluição
2. Caminhada Ecológica
Professores envolvidos: Fátima (Estudos Amazônicos e
História); Elizabeth (Ciências) e Aricleide ( Língua Portuguesa)
Local de visitação: Parque Seringal em Ananindeua
Objetivo Geral: estimular a observação de elementos naturais e a extração de produtos da
natureza de forma sustentável.
Objetivos específicos:
·
Compreender
a natureza reconhecendo suas interações no espaço e no tempo.
·
Identificar
o processo de utilização do seringal como meio sustentável e as relações do
homem considerando aspectos históricos e geográficos.
·
Conhecer
a história dos seringais na Amazônia.
Ações:
·
Mural
de fotos
·
Apresentação
de vídeos
·
Exposição
de produtos derivados da borracha
·
Quadrilha
“Xote Ecológico”
·
Premiação
da melhor redação - Tema: Museu Parque Seringal: Contando a história da
borracha
3. Palestras para as 5ª e 6ª séries: convidados: desbravadores
4. Oficinas de reciclagem sobre lacres, garrafas PET, papel, sobras de tecidos.
O trabalho com esse material
fundamenta a visão de que tudo pode ser renovado ou transformado, em oficinas
com sucatas, que incentivam a arte de reciclar o lixo em papel artesanal e
material eletrônico.
5. Passeio na Feira do Conj. Maguari
Professores envolvidos:
Dineide (História) e Márcio (Inglês)
Objetivo: Observar o desperdício de alimentos na
Feira
Atividade: Produção de
documentário, mural e sopão
6. Construção de
cenários educativos
Contrastando uma mata preservada
e com habitats degradados em consonância com a cultura junina
7. Exposição de fotos: degradação ambiental e
solução para o problema da degradação
8. Distribuição de amostras do adubo
orgânico: Decomposição do lixo
·
Contação de histórias para crianças
·
Oficina de reciclagem de garrafas PET
·
Plantio de espécies ornamentais
·
Abraço simbólico às arvores
8. Apresentação de danças, teatro e produções de vídeos
Teatro a partir de mitos e lendas da Amazônia:
Fantoche - A bruxa porcalhona
Filme:
Os animais unidos jamais serão vencidos”- Exposição de cartazes
Produção
de mural criativo em linguagem não verbal
Experimento:
A eletrização por atrito
Danças explorando as músicas sobre o meio
ambiente
Horta suspensa de garrafas pet
Paródia
Apresentação de vídeos
Ações:
Estimular
a doação de material de construção para revitalização do muro
Promover
a coleta de mudas e sementes para a horta
Estimular
a doação de mudas ornamentais
Construir
uma horta suspensa no muro com garrafas pets
Planejar
a área para decorar com plantas ornamentais
Estimular
a doação de recipiente para a coleta seletiva
Organizar
a coleta seletiva de lixo
Oferecer
oficina de reciclagem do lixo eletrônico
Disciplinas e professores envolvidos:
Língua
Portuguesa – prof. Carlene Nunes, Aricleide Tavares, Walquíria Carvalho e Ivan
Matemática
– prof. Romildo Cunha
História
– prof. Dineide Feio, Fátima Oliveira
Geografia
– Déa Benather e Ailton
Filosofia
– Edson
Biologia
- Elizabeth
Inglês –
Marleide e Marcio Borges
Cronograma
O projeto deverá
acontecer durante os meses de abril, maio e junho.
Passeio Ecológico:
29/05/2012 (701/702m) – prof. Fátima e Elizabeth e 05/06/2012 (801/802t) –
Prof. Aricleide e Elizabeth
DATAS: 30/05/2012
Passeio na comunidade – turma 801, 802, 301
Revitalização do
muro: 01/06/2012
Produção de Horta com
garrafa Pet: 05/06/2012
A Escola foi selecionada para apresentar suas atividades no dia 23 de setembro, no stand da Secretaria Estadual de Educação - Seduc (Belém - Pará).
Nenhum comentário:
Postar um comentário