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Fonte: Prof. do SOME Fábio Ribeiro |
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Fonte: Prof. do SOME Gilberto Garcia Ribeiro Garcia |
Outro recorte desse processo
histórico foi em 2003, foi que o Modular deixou de ser Sistema de Organização
Modular de Ensino – SOME para ser Grupo Especial de Ensino Modular – GEEM. É
importante ressaltar que cento e noventa e dois professores pediram transferências para o Ensino Regular, onde nós
nos retiramos por discordarmos da política implementada pela Secretaria
Estadual de Educação, através da Secretaria Rosa Cunha, no governo do tucano Simão
Jatene. Neste momento, o Some deixa de ser centralizado na Sede da Secretaria e
passa para o poder das oligarquias municipais, através das Unidades de Ensino
Regionais, as URES e Escolas-Sedes, onde o SOME perde parte dos professores com
exclusividade para o projeto e são lotados outros professores com vários
vínculos, inclusive com município (s).
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Itacuruçá Médio |
Já em 2007, um novo marco já que
uma nova equipe chegou a Seduc tentando direcionar e organizar o projeto SOME. Neste
período, dá-se o retorno da sigla: Sistema de Organização Modular de Ensino –
SOME.
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Porto da Escola |
O SOME já tem sua marca, já tem
um significado histórico na educação paraense. É bom dizer que em 1980 tínhamos
quatro localidades, dez professores e aproximadamente duzentos e quarenta
alunos, enquanto em 1982 ampliaram-se para dezesseis localidades atendidas,
quarenta e quatro docentes e três técnicos e cerca de mil e cem alunos. Em
2003, tínhamos 193 locais onde funcionavam o SOME, seiscentos e trinta e dois
professores, três técnicos apenas e cerca de dezoito mil e trinta e três
alunos.
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Alunos chegam na Escola |
Em 2010 são quatrocentos e vinte
e cinco localidades, sendo que os técnicos em número de seis e trinta e dois
mil alunos matriculados no SOME. Vejam a
abrangência que o Sistema Modular assumiu no quadro da educação do estado do
Pará.
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Itacuruçá Médio |
Atualmente, são quatrocentos e
sessenta e cinco localidades atendidas pelo Projeto, com aproximadamente mil e
duzentos professores. O número de alunos atendidos no ano de dois mil e quatorze
são aproximadamente quarenta mil.
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Realidade dos Alunos do SOME |
Ainda, nesse processo que merece destaque
são algumas de suas principais características, para funcionamento do Sistema
Modular, como: Diagnose, firmar convênio com a Prefeitura onde há necessidade
de implantação do SOME, reuniões com a comunidade e infraestrutura básica para
os alunos e professores, entre as quais Escolas equipadas e Casa para os
Professores, este último resultado do convênio com a Prefeitura. Entretanto,
sabemos o quanto estar sendo difícil trabalhar, já que o convênio entre Estado
e Prefeitura não está sendo cumprido na sua totalidade.
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Urubuéua Fátima |
Apesar da falha do poder público,
alguns profissionais da educação, ainda conseguem desenvolver sua atividades
pedagógicas superando os obstáculos vivenciados pelos educadores e alunos no
seu cotidiano. Apesar dessa lacuna deixada pelo poder público o que nos gratifica
é saber que nós estamos contribuindo de alguma forma com estes alunos que tem
no SOME a única alternativa como educação e o resultado nos revela que estamos
no caminho certo com número significativo de aprovação nos vestibulares.
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Estudantes entrevistam comunidade |
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Urubuéua Fátima |
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Transporte dos Alunos |
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Reunião com Profs. do SOME/2010 |
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Encontro de Professores do SOME/2010 |
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