Entre a programação da
paralisação que acontece em diversas categorias de trabalhadores do estado do
Pará, o Sindicato dos trabalhadores em educação pública – Sintepp promoveu
seminário sobre a POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, com a
exposição da Dra. Dalva Valente Guimarães Gutierrez, do Grupo de estudos em
gestão e financiamento da educação, da Universidade Federal do Pará – Ufpa.
Após a explanação foi aberto para questionamento em relação ao assunto
abordado, com várias intervenções dos presentes.
Os objetivos da palestra foram:
1 – Situar o contexto da politica
de financiamento da educação brasileira;
2 – Identificar a Origem/Fonte
dos recursos para a Educação;
3 – Caracterizar e identificar os
valores do FUNDEB, do Salário Educação e dos Programas de FNDE;
4 – Situar as perspectivas de
luta em relação ao financiamento da Educação no contexto do novo PNE-Plano
Nacional de Educação.
Para que se entenda melhor a
situação do tema, a Dra. Dalva Gutierrez abordou o financiamento da educação que
representa uma clara intervenção do poder público numa área que se define como
direito da cidadania, com condições materiais de viabilização da democratização
da educação com qualidade e dever do Estado (União, Estados, Municípios em suas
respectivas áreas de competência), deve ser oferecido pelos entes federados em
regime de colaboração.
A Professora, também
explicou o processo histórico de
vinculação de recursos de 1934 aos dias atuais, considerado pelo bloqueio de
fundamental importância.
Nesta perspectiva, frisou que o
aluno do ensino médio rural o custo é de R$2.971,24 por ano, o que vale para
nossos alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME; enquanto que
o aluno do fundamental corresponde R$2.628,40.
Outro dado interessante que foi
exposto corresponde ao número de matrículas que no momento representa 70% para
os municípios e 30% para o estado. Já que arrecadação corresponde aos alunos
matriculados, neste caso a maior arrecadação fica com os municípios.
A programação foi excelente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário